Aniversário de Pinhais com muita poesia!

Pinhais completa 26 anos dia 20 de Março, e o Dia Mundial da Poesia é comemorado no dia 21. Para celebrarmos essas datas importantes, os alunos e toda a equipe do Colégio Estillo homenagearam por meio de poemas criados coletivamente, a cidade onde nosso colégio está localizado!
Fizeram também, docinhos deliciosos como um gesto de amor à Pinhais!

O Dia Mundial da Poesia foi criado na 30ª Conferência Geral da Unesco e tem como objetivo promover a leitura, a escrita, a publicação, e o ensino da poesia no mundo.

O grande poeta chileno, Pablo Neruda disse: “a poesia é um ato de paz”.
Através da poesia somos capazes de expressar nossos mais profundos sentimentos, nossas alegrias, angústias; a poesia é uma fonte inesgotável de compreensão, desafiando as injustiças, em prol da liberdade. A poesia é a forma de nos comunicarmos com o mundo, independente do tempo, do espaço ou cultura, nos permitindo tocar corações, mentes e almas.
Esse dia é uma celebração à uma belíssima arte que nos une e aproxima como seres humanos.
E por isso, acreditamos na importância de incentivar a leitura e escrita da poesia aos pequenos! Quer mais motivos?

Confira:

1. A poesia auxilia na construção do imaginário, do metafórico, e da criatividade. Na poesia, poucas palavras podem dizer uma imensidão de coisas.
  2. Os poemas ajudam no desenvolvimento da sensibilidade estética, pois constrói  um vínculo entre a criança, e o mundo real e o simbólico, ajudando-as a perceber que as coisas podem ter diferentes representações.
  3. Os recursos linguísticos da poesia, como a sonoridade que é construída pelo uso das rimas e repetições, tornam a leitura desse tipo de texto, uma atividade prazerosa.
  4. Recitar e ouvir poemas ajuda na percepção da melodia da linguagem. A poesia anda lado a lado da música!
  5. Ler poemas é uma oportunidade de mostrar às crianças que palavras são como brinquedos, e basta apenas combiná-las de diferentes formas para que a magia da poesia aconteça!

Colocamos isso em prática ao expressar poéticamente, nosso carinho por essa cidade que nos acolhe!
Veja que dia gostoso que os alunos tiveram, juntos com a equipe do colégio, criando poemas e receitas com muito carinho e entusiasmo: