NOITE DE AUTÓGRAFOS 2017

Educação se faz a partir de exemplos edificantes e valores humanos cultivados e repassados ao longo do tempo.

Por isso, propomos, neste ano, aos nossos estudantes que explorassem o universo das novelas de cavalaria, por intermédio da famosa obra “O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes. Na garupa de Rocinante, a montaria do excêntrico cavaleiro andante, e de carona no simpático burrinho de seu fiel escudeiro, os alunos participaram das aventuras quixotescas e puderam ter contato com ideias de honra e cortesia. Revisitaram a Idade Média por meio da imaginação de dom Quixote e também aprenderam sobre o código dos cavaleiros, que conduziam os heróis por um caminho que preservava a justiça, a lealdade, a coragem, a honra, a verdade e o amor, entre outros valores. Refletiram sobre a busca por ideais dignos, conversaram sobre heróis da antiguidade clássica, cavaleiros medievais e heróis contemporâneos da ficção e da vida real. Por fim, inspirados pela comovente história de dom Quixote e de Sancho Pança, aos jovens coube a tarefa de produzir poemas que resgatassem todos os conhecimentos adquiridos nas aulas e de seus conhecimentos de mundo. Desse modo, a coletânea de poemas do Projeto Noite de Autógrafos na edição de 2017 presta uma pequena homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes e a seu legado literário.

A Noite de Autógrafos foi um momento de grande orgulho para toda Equipe Estillo e para os pais e convidados dos escritores deste ano, que tornaram este momento ainda mais especial ao prestigiarem nossos queridos alunos.

Agradecemos às professoras de Língua Portuguesa – Fernanda Correa Maccagnan, Lucimara Ota Eshima e Zenaide de Fátima da Silva Eifler – fundamentais para concretização deste Projeto.

Aos estudantes-escritores do livro deste ano: nosso abraço cheio de carinho e admiração. Parabéns e obrigada por suas valiosas contribuições!