Projeto Cidadão Leitor – Geladeira Literária.

O Colégio Estillo coloca em prática mais um projeto inovador, o “Cidadão Leitor”, no qual procuramos desenvolver o prazer pela leitura, resgatar os valores humanos, morais e sociais, a solidariedade, o respeito, a honestidade e reforçar o “Fazer o correto”, sempre, por convicção, não importando se alguém está vendo ou não. Além de estimular o senso crítico, a leitura proporciona benefícios para a saúde física e mental, pois estimula a criatividade, expande o vocabulário, o conhecimento e a imaginação, de modo que o leitor enxergue o mundo de uma maneira diferente.

Colocamos na Estação do Aluno, uma geladeira que foi retirada do meio ambiente e reformada para ser utilizada como Geladeira Literária, ganhou vida útil novamente, mas em um contexto diferente: Armazena e preserva o alimento para nosso conhecimento.

Os alunos podem emprestar os livros e levar para casa para ler, sem monitoramento, porém o livro deve sempre ser entregue nas condições em que foi emprestado. Estes livros possuem uma etiqueta, com a frase “Compartilhe histórias: leia e devolva”. Buscamos desta forma, despertar a responsabilidade, autonomia.

Os alunos poderão participar desta corrente em prol da literatura, doando livros, compartilhando as histórias que já leram.

Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.

Rubens Alves.