Você já ouviu falar na Revolução 4.0?
A globalização e a transformação digital nos revelam mudanças necessárias para o mercado de trabalho futuro e a Revolução 4.0, além da descentralização das decisões, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, que estão transformando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
E o que o mercado de trabalho espera dos futuros profissionais diante desse novo cenário?
Seguem 5 características que estarão em alta:
- A criatividade é indispensável para os processos de criação. Pensar “fora da caixa” e ter atitudes inovadoras são características essenciais que trarão destaque no mercado de trabalho. Ao contrário do que muitos pensam, essa habilidade pode ser sim desenvolvida por todos. Saber trabalhar em equipe e ser um bom ouvinte também oportunizarão a solução de problemas de maneira mais autêntica.
- O raciocínio lógico e facilidade de compreensão são pontos de destaque em um mercado de trabalho dinâmico, com estratégias, tendências e conceitos que surgem a todo momento, o que exige constante aprendizagem e ressignificação de ideias, técnicas e atitudes. Sempre há algo novo a ser descoberto, independentemente da área de atuação. Portanto, ter agilidade de pensamento e atenção aos detalhes precisam estar acionados em todo profissional de destaque.
- A proatividade se destaca em profissionais que “vestem a camisa” da instituição e se caracteriza pela agilidade e comportamentos antecipados para a solução de possíveis problemas que possam vir a surgir. Os profissionais que criam diferentes maneiras de facilitar a vida dos consumidores, sem mesmo eles imaginarem algo que possam vir a necessitar, é um bom exemplo de proatividade, o que certamente oportunizará o avanço desses colaboradores e o crescimento da empresa. A vontade de vencer aliada à autonomia são características de profissionais requisitados para assumirem cargos de liderança nas organizações. Fica a dica!
- A era digital não tem como descartar o perfil analítico, pois saber analisar dados é um diferencial que se faz necessário na Revolução 4.0. Afinal, números e dados descontextualizados não fazem sentido algum para as tomadas de decisão e uma análise desprovida de dados reais, o que pode ocasionar sérios problemas para a empresa ou para o negócio. Saber analisar dados faz com que o projeto prospere e a empresa saia à frente da concorrência. Além disso, a análise de dados precisa ser precisa quando se trata de diferenciar o que é importante e o que é irrelevante para que se tome a melhor decisão em qualquer contexto.
- A comunicação assertiva, incluindo o se fazer ouvido são habilidades fundamentais para que o trabalho ocorra eficazmente. Construir sua própria rede de contatos e criar seu networking, além de despertar a empatia nas pessoas são primordiais para a divulgação de um trabalho, de um novo negócio ou de um produto, pois grandes parcerias se dão por meio de bons relacionamentos que conseguimos estabelecer. O perfil analítico tem um papel muito importante em diferentes etapas no mercado de trabalho, pois ser objetivo e ter clareza ao fazer uma explicação, vender um produto ou apresentar uma nova proposta, indo “direto ao ponto”, traz maior engajamento dos envolvidos, melhoria na gestão de tempo e certamente o aumento na produtividade.
Diante desse cenário, precisamos pensar e agir em prol de uma educação que valorize o autoconhecimento, a saúde emocional e o desenvolvimento de habilidades que transformem nossos estudantes em adultos que se sintam capazes e fortalecidos frente ao mercado de trabalho e dos tantos desafios que enfrentarão durante a vida profissional. É por isso que o Colégio Estillo tem uma proposta pedagógica voltada para a formação integral dos seus alunos, buscando contribuir com questões emocionais, acadêmicas e com o desenvolvimento do ser humano como um todo.