Pesquisadores mostraram que crianças interessadas pelas criaturas pré-históricas desenvolveram habilidades cognitivas mais avançadas.
Pesquisadores descobriram que um ‘aliado pré-histórico’ promove impactos significativos no desenvolvimento pedagógico infantil, especialmente entre crianças de 4 a 6 anos: os dinossauros.
De acordo com o estudo realizado por pesquisadores das universidades de Indiana e Wisconsin, nos Estados Unidos, o fascínio das crianças pelas criaturas ajudou no desenvolvimento de habilidades cognitivas e proporcionou desempenho pedagógico superior.
A pesquisa analisou o comportamento de crianças que demonstravam interesse intenso pelos dinossauros, e os resultados surpreenderam: os ‘paleontólogos em formação’ desenvolveram habilidades cognitivas mais avançadas em comparação a outras crianças, da mesma faixa etária, que não compartilhavam o interesse.
Segundo os pesquisadores, o interesse pelos dinossauros vai além do conhecimento sobre as criaturas, estendendo-se a outras habilidades fundamentais no ambiente escolar, como melhor concentração, perseverança e pensamento complexo.
Outro aspecto que chamou atenção durante a pesquisa é o de que o fascínio pelos gigantes pré-históricos pode levar ao interesse por outros campos de estudo, com as crianças mais interessadas por áreas como Biologia, Geologia, História e Matemática.
Para o paleontólogo Kenneth Lacovara, o interesse pelos dinossauros também ajuda a fomentar um ’empoderamento’ infantil. “A magia não está só em imaginar essas criaturas gigantes, que há muito viveram por aqui, mas também por saber sobre algo antes de seus pais pela primeira vez”.
Fonte: Redação Terra