Entenda até que ponto os pais podem ajudar as crianças a resolver e entender a lição de casa sem prejudicar o aprendizado delas
Quando os pequenos começam a trazer lições para fazer em casa, a maioria dos pais sofre com uma dúvida: até que ponto podemos ajudar as crianças com os exercícios? Ao fazer isso, estamos ajudando ou prejudicando o desenvolvimento delas?
Este momento pode ser difícil tanto para as crianças que começam a fazer lições de casa sozinhas pela primeira vez, quanto para pais e mães de primeira viagem.
Orientação, mas sem solução
Pais e mães têm um papel importante a desempenhar na hora da lição de casa, mas este não é o de resolver os exercícios. As crianças precisam que os pais estejam lá para responder dúvidas sobre os exercícios, ajudar a interpretar as instruções do enunciado e revisar se as tarefas foram feitas.
Mas é só isso: pais e mães precisam controlar a vontade de dar as respostas certas ou fazer os exercícios.
A lição de casa é, principalmente, um momento de independência, no qual a criança passa a assumir a responsabilidade de fazer as coisas por conta própria. Por isso, é importante não ultrapassar o limite da ajuda.
Crie um ambiente confortável
Outra boa ideia é separar um cantinho especial para que a criança faça as tarefas. Esse lugar pode ser na sala de estar, se a ideia é que ela fique por perto, ou no quarto, caso a ideia seja garantir mais privacidade.
Independente do local, esse cantinho deve ser confortável, arejado e limpo, para garantir a concentração e a realização das tarefas.
O Colégio Estillo valoriza a participação de pais e mães na educação dos nossos alunos. Navegue em nosso site e conheça todas as vantagens que oferecemos para o desenvolvimento dos seus filhos!