O que faz esse esporte ser tão benéfico é que durante a sua prática, o aluno precisa aprender a respirar corretamente. Além disso, a pressão da água no diafragma faz a criança ampliar e melhorar a frequência respiratória. Por fim, a umidade da piscina combinada ao ato de respirar corretamente são excelentes benefícios, principalmente para quem tem problemas respiratórios como a asma, por exemplo, reduzindo consideravelmente as crises.
A prática da natação proporciona ao aluno, além da melhora da postura e da coordenação motora, um melhor conhecimento da capacidade do próprio corpo, o que impacta positivamente em sua vida fora da piscina. Dentro da piscina, o peso na coluna é reduzido e proporciona um melhor trabalho da musculatura da região, prevenindo ou até a melhorando dores de coluna causadas por má-postura, por exemplo.
Os exercícios realizados dentro d’água auxiliam no fortalecimento da musculatura do coração. Isso ajuda a diminuir a incidência de doenças cardiovasculares e proporciona uma melhor qualidade de vida. Durante o ato de nadar, o corpo libera substâncias que proporcionam bem-estar, auxiliando no combate ao estresse, ansiedade e ainda auxilia na promoção de um sono melhor.
Natação para as crianças no inverno, faz bem?
Essa é uma pergunta bastante frequente dos pais quando se aproxima o período do inverno, mas antes de conversarmos sobre isso, vale a pena ressaltar que os benefícios da natação independem de período do ano ou temperatura. A natação faz bem na primavera, no verão, no outono e também no inverno. Faz bem o ano todo!
No inverno, são necessários alguns cuidados, pois as crianças, que ainda estão com o sistema imunológico em formação, diante das temperaturas baixas ficam mais sujeitas a contrair doenças respiratórias. Por outro lado, a natação contribui com o fortalecimento do sistema imunológico, garantindo boas condições ao organismo para se defender de vírus e bactérias. E podem acreditar que, também no inverno, a natação infantil contribui para fortalecer órgãos como coração e pulmões. Um sistema cardiorrespiratório forte reduz gripes e resfriados. Níveis mais elevados de condicionamento físico adquiridos durante a natação em todo o ano melhoram o sistema imunológico, tornando a criança mais resistente a estresse e a doenças.
Aqui, no Colégio Estillo, tomamos todos os cuidados para que nossos estudantes possam realizar as aulas mesmo durante os dias mais frios. Assim, os pais podem apostar nessa modalidade esportiva com tranquilidade!