Dicas para uma adaptação escolar tranquila
A adaptação escolar é um período importante e necessário para que vínculos afetivos sejam criados entre o estudante e o novo ambiente, as professoras e os colegas da classe. Nesse momento, a criança deve se acostumar com a rotina e assim se sentirá segura e tranquila na escola.
Mas o que é a adaptação escolar?
É a fase de adaptação da criança à escola. Quando elas são mais novas, este é, muitas vezes, o período de se acostumar com a primeira separação dos pais.
Nesse período, algumas crianças podem apresentar mudanças de hábitos, como dificuldade para dormir, irritação ou alteração de humor. É importante saber, porém, que com o passar do tempo, os alunos adquirem segurança, sentindo-se felizes e com vontade de ir para a escola, para experimentar todas a novidades e descobertas que a experiência do aprender pode proporcionar.
Diálogo sobre o Colégio
O processo para facilitar a adaptação escolar pode iniciar antes mesmo de sair de casa. É indicado aos pais promover um diálogo com a criança sobre a escola com o objetivo de prepará-la para a novidade, reforçando o quão importante e especial será a escola na vida dela.
Organize a rotina
As alterações de rotina costumam afetar muito as crianças, principalmente se elas forem mais novas.
É necessário fazer ajustes na rotina da criança e adaptar seus horários de alimentação, sono, brincadeiras e tempo de tela, já que em sala de aula, existem horários a serem cumpridos.
É importante lembrar que, nesse processo, a participação dos responsáveis é importante porque passa cuidado e inspira confiança.
Elabore o momento de despedida
Quem disse que a hora de dar “tchau” precisa ser triste e ter choro? O momento da despedida é um dos mais importantes no processo de adaptação escolar. Então, mostre para a criança que este não é um momento de despedida, de deixar algo para trás, mas é uma oportunidade de encontrar novos amigos e ambientes.
O indicado é o responsável não sair sem dizer tchau, ou muito menos, tentar sair escondido. O orientado é dizer a seu (sua) filho (a) que vai embora, mas que retornará para buscá-lo (a).
Demonstre interesse e passe segurança
Faça perguntas variadas sobre a rotina escolar da criança. Saia do “como foi na escola hoje?”. Pergunte sobre temas que a criança se animou ao responder.
Ouça a criança
O importante é conversar com a criança disposto a conhecer os seus medos, as suas fragilidades, sem diminuí-las ou desmerecê-los. Dê espaço para que ela se abra, diga o que está sentindo.
Se houver reclamações sobre ter que ir para a escola ou sobre a nova rotina, explique e fortaleça os pontos positivos dessa experiência, como o amadurecimento, a possibilidade de conhecer novos amigos e praticar novas atividades.
A relação de diálogo não é construída de um dia para o outro, mas é importante haver uma aproximação no momento de transição. Por fim, mantenha a confiança da criança em você. Não conte mentiras como “eu já volto para te buscar”, pois elas criam expectativas que não vão se cumprir, gerando frustração e irritação, além de quebra de confiança.
Faça associações positivas com a escola
Outra atividade que pode ajudar na adaptação escolar é não associar a escola e equipe escolar a castigo ou algo ruim. A associação entre acordar cedo e castigo, por exemplo, pode reforçar a ideia de que ir para a escola é uma espécie de punição, ao menos quando as aulas são no período da manhã, o que exige que o aluno acorde cedo.
O papel dos pais e professores é ensinar a criança a importância da escola e tornar esse espaço um ambiente de aprendizado agradável e divertido. Desse modo, é importante criar associações positivas com o ambiente escolar, reforçando a ideia de que ir para a escola é abrir-se para um mundo de oportunidades incríveis presentes e futuras.
Fonte: Educa Mais Brasil; E+B Educação | Jessica Alves